TOP

Sobre a relação entre meus sentimentos e minhas reações diárias

Conhecer seus sentimentos e emoções e saber direcioná-los é habilidade fundamental importância para a nossa saúde mental. Às vezes escuto alguns pacientes ou colaboradores dizendo:”Eu estou chorando de repente e por nada e eu não sou assim”. E então paro para escutar o que cada um deles está vivenciando e sempre nas histórias que ouço o motivo do choro aparece com facilidade.Ou em outros casos, a queixa vem em forma de cansaço superior ao “normal” e “sem motivo aparente”. Consigo identificar com clareza que na maioria destes casos as pessoas estão carregando um peso emocional muito grande e “de repente” choram. O corpo e a mente estão interligados, e não existe corpo saudável se a mente está inquieta, confusa, inundada por questionamentos.

Temos de entender que o choro ainda que “de repente” é um sinal, uma tentativa de curar-se ou de pedir ajuda. De que a “barra” que você está segurando está pesada demais ou que existem melhores formas de carrega-la que você ainda não percebeu. Mas na maioria das vezes entendemos que o choro vai mostrar fraqueza, sensibilidade excessiva ou em alguns casos “vão me chamar de doido”. O profissional não achará uma solução mágica para seus problemas, mas ele vai te ajudar para que você mesmo encontre seu caminho de satisfação, plenitude e bem-estar. É importante lembrar que ser sensível é fundamental para sermos cuidadosos no meio que vivemos.

Todo e qualquer Ser Humano é relacional, precisa interagir com outras pessoas, ambientes e situações de forma a se manter vivo e em segurança. Ninguém nesse mundo é 100% bom em todos os campos da vida, mas quando temos autoconhecimento, os episódios de choro são menos frequentes ou deixam de existir. Alcançar plenitude é também reconhecer seus sentimentos e direcioná-lo de uma forma saudável para você mesmo e não para os outros. Não é aconselhável esperar chegarmos ao nosso último limite de stress ou angustia para então procurar ajuda. Se algo já te faz falta e não sabe dizer bem o que, ou se com muita facilidade você se irrita ou se emociona, tenha certeza, você precisa procurar ajudar profissional.

Procurar ajuda profissional não é sinônimo de fraqueza ou vergonha, mas ao contrario é atitude de inteligência, de pessoa que procura estratégia ou solução para seus problemas antes de se chegar ao fim das possibilidades. É atitude de que, tem as rédeas da sua própria vida e não se contenta com qualquer coisa ou com uma vida “mais ou menos boa”.

16 de abril de 2016

0Respostas em Sobre a relação entre meus sentimentos e minhas reações diárias"

Deixe sua mensagem

Copyright© TOP Terapia Online - Todos os direitos reservados