TOP

Psicoterapia online: é possível?

A psicoterapia online é uma prática permitida em países como o Canadá, Reino Unido e os Estados Unidos e que tem produzido resultados eficazes.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia(CFP), através da Resolução CFP N° 011/2012, reconhece a psicoterapia online somente em caráter de pesquisa e desde que atenda às especificações contidas na mesma resolução.

Como podemos perceber, o CFP vem buscando estimular pesquisas sobre a psicoterapia online com o objetivo de obter bases científicas sobre a sua viabilidade.

A eficácia da psicoterapia online já vem sendo comprovada por alguns pesquisadores brasileiros. Desde o surgimento desta nova modalidade de atendimento, a efetividade da terapia online tem sido motivo de grandes debates.

<<<clique aqui para saber mais sobre orientação psicológica online>>>

Perguntas como:

“A terapia online é tão efetiva quanto a terapia tradicional?¬

“De que forma diferentes técnicas envolvidas na terapia pela internet influenciam sua efetividade?”

“De que maneira a relação terapêutica no ambiente virtual influencia sua efetividade?”

Pesquisas realizadas nos últimos anos têm esclarecido todas estas questões e os resultados têm sido positivos. Os pesquisadores Pieta & Gomes (2014), concluíram que a psicoterapia online, apesar de exigir maiores investigações, anuncia-se como uma prática viável.

De forma similar, Preschl, Maercker e Wagner (2011), conduziram uma pesquisa comparando a efetividade da terapia via videoconferência com a terapia presencial e não encontraram diferenças significativas entre as duas modalidades.

Embora a maioria das pesquisas tem demonstrado resultados positivos, Pieta & Gomes, relata que são escassos pesquisas nesta área no Brasil. Estes fatos nos levam a inferir que existe grande possibilidade da psicoterapia online ser regulamentada pelo CFP apesar de existir ainda um longo caminho a percorrer.

<<<clique aqui para saber mais sobre orientação psicológica online>>>

O que está permitido no Brasil pelo Conselho Federal de Psicologia, com eficácia comprovada, é a orientação psicológica online de natureza focal e breve. O cliente pode ter até 20 consultas com o psicólogo e pode trabalhar questoes pontuais, ressaltando que não é viável em casos mais complexos como suicídio ou crises psicóticas.

Em suma, a psicologia precisa adaptar-se ao mundo atual devido a crescente demanda de pessoas que buscam atendimentos através do meio virtual. Como vimos um mundo cheio de possibilidades se abre para o psicólogo e cliente, mas devemos entender as peculiaridades do trabalho online e atuar de modo ético e responsável.

<<<clique aqui para saber mais sobre orientação psicológica online>>>

Envie sua pergunta para o whatsapp: 71 9964-59009

Referências

Pieta, M., Gomes, W. (2014). Psicoterapia Pela Internet: Viável ou Inviável? Psicologia: ciência e profissão, 2014, 34 (1), 18-3.

Preschl, B., Maercker, A., & Wagner, B. (2011). The working alliance in a randomized controlled trial comparing online with face-to-face cognitivebehavioral therapy for depression. BMC Psychiatry, 11(189), 2-10.

31 de janeiro de 2016

0Respostas em Psicoterapia online: é possível?"

Deixe sua mensagem

Copyright© TOP Terapia Online - Todos os direitos reservados